top of page
WhatsApp Image 2023-11-07 at 10.00.24.jpeg

Maré antes da Maré

A região hoje conhecida como Maré era um remoto recanto da Baía de Guanabara, formado por praias, ilhas e manguezais, um lugar de paisagem exuberante. [...] A presença dos povos indígenas foi marcante e pode ser constatada nos muitos nomes da geografia local que têm sua origem na cultura e na língua tupi-guarani, tais como: Inhaúma (y;nhã;hú;m;a, ave preta), Timbau (t´pau, entre águas) e Pinheiro (pi-iêre, derramado).

Antônio Carlos Pinto Vieira, A Maré em 12 Tempos. p.15

adov_ico_0453.jpg

A ocupação

adov_ico_0025.jpg

Com o passar do tempo, a região foi aterrada e ocupada por palafitas. A ocupação efetiva da parte mais antiga da Maré data de 1946, ano da inauguração da Avenida Brasil e da implementação do novo eixo industrial da Zona Norte. A avenida materializa, então, a política de desconcentração produtiva e populacional da cidade do Rio de Janeiro.

O núcleo original da Maré era formado por seis comunidades contíguas, mas também com características sociais, econômicas, geográficas e históricas heterogêneas: Morro do Timbau, Parque União, Baixa do Sapateiro, Rubens Vaz, Nova Holanda e Parque Maré. As comunidades Vila dos Pinheiros, Vila do João, Conjunto Pinheiros e Conjunto Esperança foram criadas no início da década de 1980, sendo ocupadas por antigos moradores das comunidades originais, principalmente os residentes nas palafitas.

Fontes: Livro “A Maré em 12 Tempos”

O bairro Maré

Os Conjuntos Bento Ribeiro Dantas e Nova Maré foram criados a partir da intervenção do poder público municipal, na década de 1990. Esses conjuntos reúnem moradores provenientes de habitações que se localizavam em áreas de risco da cidade. As comunidades de Marcílio Dias, Praia de Ramos e Roquete Pinto, apesar de antigas, são, no plano geográfico, mais distantes e separadas por vias e áreas militares. Tais comunidades passaram a ser consideradas integrantes da Maré a partir da Lei nº 2119, de 19 de janeiro de 1994, pela qual o então prefeito César Maia criou o bairro da Maré, na XXX Região Administrativa da cidade.

adov_car_0146-scaled.jpeg

A Maré hoje

Elaboração: Luiz Lourenço​

  • população estimada de 140 mil habitantes

  • um dos bairros com maior densidade demográfica do município do Rio de Janeiro.

  • situada entre as importantes vias expressas que cortam a cidade do Rio de Janeiro Avenida Brasil, Linha Amarela, Linha vermelha que marcam a Maré.

bottom of page