Arquivo Dona Orosina Vieira (ADOV)
O Arquivo Dona Orosina Vieira (ADOV) foi inaugurado no dia 26 de abril de 2002, com o objetivo de reunir, registrar, divulgar e preservar a história e a memória dos moradores da Maré. O nome do arquivo é uma homenagem a Dona Orosina Vieira, mulher negra, migrante de Ubá, Minas Gerais, que veio para o Morro do Timbau, a comunidade mais antiga da Maré, na década de 1940. Ela nasceu no final do século XIX e faleceu no ano de 1994, com aproximadamente 102 anos de idade. Era benzedeira, rezadeira e parteira.
O acervo do ADOV é muito diverso. Nele encontram-se livros, trabalhos acadêmicos, jornais, revistas, filmes, dvd’s, vhs’s, fitas cassetes, mini dvs, fotografias, negativos, slides, panfletos, folders, cartazes, banners, mapas, plantas, documentos nato digitais relativos aos eventos do Museu da Maré, além de documentos pessoais doados por moradores.
Atendimento a pesquisa: presencial e online
O Acervo Museográfico e Arquivístico do Museu da Maré pode ser consultado presencialmente ou por meio digital. O consulente poderá agendar horário de pesquisa, devendo para tanto preencher formulário próprio, informando o objetivo do trabalho e assumindo o compromisso de citação da fonte, além de, em caso de trabalho acadêmico,oferecer em contrapartida um exemplar do trabalho, por meio impresso ou digital. O arquivo está aberto a pesquisas escolares, acadêmicas, jornalísticas entre outras. A partir do ano de 2023 a pesquisa poderá ser feita on line, por meio da Plataforma Tainacan do Museu, onde poderá ser encontrado expressivo acervo museológico, iconográfico, bibliográfico e cartográfico.